21.5.12

Penteadeiras

     Hoje vou falar sobre penteadeiras, uma peça da mobília que após um período em desuso voltou com muita força. Algumas fontes alegam que o surgimento da penteadeira deu-se na França, no período do Renascimento, juntamente com os quartos privativos, os bodouir, que muitas vezes funcionavam como quartos de vestir. Outras dizem quem as penteadeiras são uma invenção egípcia assim como a maquiagem, o que é mais provável, pois o retorno das penteadeiras como objeto de destaque nos quartos dá-se justamente devido aos cuidados com a beleza.
     Vemos muitas peças antiga e também com linhas mais modernas. Algumas podem ser "camufladas", pois quando fechadas viram parte da mesa de trabalho ou da bancada do banheiro.
Penteadeiras em estilo clássico

Penteadeiras combinadas com papel de parede em tom pastel dão romantismo ao ambiente

Na primeira foto o contraste entre a modernidade do papel e o romantismo do móvel.
Na segunda foto o uso inusitado de um grande espelho oval compondo com um aparador pequeno.

Composição de espelho na parede e no móvel

Penteadeira compondo com armário vertical e com tampo em nível diferente

Uso de cores fortes

Penteadeiras que quando fechadas viram tampos

"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla"
David Hume

7.5.12

Bancada de Porcelanato em Banheiros

    Hoje em dia existe uma gama enorme de revestimentos para banheiro, como revestimentos com estampas geométricas, florais, com detalhes em strass, além de pastilhas e filetes.  Com esses elementos tão pigmentados muitas vezes fica difícil a composição dos materiais com o granito ou mármore, pois estes materiais geralmente não tem coloração uniforme e os mais homogêneos geralmente são mais caros. 
      Uma opção muito bonita é o silestone que é uma pedra industrializada, porém também com valor alto. Portanto o uso do porcelanato para bancada é uma ótima opção, tendo em vista a grande variedade desse material no mercado. Além disso ao contrário dos mármores, possui baixa absorção de água e maior resistência à abrasão química e fisica. 

Bancada com Silestone

Bancadas com porcelanato



      As peças de porcelanato variam de tamanho chegando à 365 x 123cm, porém dá para utilizarmos peças menores como no projeto abaixo, onde foi utilizado peças de 80x80.
Como o espaço era maior que as peças de porcelanato a bancada foi desenhada em dois níveis evitando assim uma emenda no meio da mesma.

        Embora tenha trabalhado apenas com uma marmoraria de Londrina, nos projetos em que utilizei o porcelanato, a execução de bancadas com porcelanato é simples e semelhante ao da bancada de pedra, portanto qualquer boa marmoraria está apta à sua produção.
      Com certeza a qualidade do produto interfere na sua conservação, lembrando é importante observar alguns cuidados quanto à manutenção, como evitar sabão em pó, ácidos, soda cáustica e outros produtos fortes, preferindo usar água e detergente para sua limpeza.