16.4.13

LAVANDERIA

     A lavanderia é um dos espaços que utilizamos com muita frequência e que de certa forma é o "quartel general" de toda organização da casa. É onde encontramos os produtos e equipamentos de limpeza para faxina e restauramos a limpeza das nossas roupas, calçados, roupa de cama, banho....


    Assim é importante para este ambiente uma boa ventilação, iluminação e organização.
    Janelas grandes ajudam na entrada de iluminação e ventilação natural, assim sempre que possível  ao projetar a casa escolher as faces norte e oeste para disposição deste ambiente. O uso de materiais de acabamento em tons claro ajudam a dar um aspecto de limpeza neste ambiente, e ajuda a propagação da iluminação. O ideal é o uso de luz de cor fria nas luminárias.


    Para a disposição dos eletrodomésticos, é importante ter em mente tudo o que se utilizará no espaço, como quantidade de bocas do tanque, ou se será utilizada secadora, ou se será possível colocar bancada de apoio encima das máquinas de lavar e secar. Também como geralmente é na lavanderia onde se instala o sistema de aquecimento a gás é importante locar este junto à abertura de ventilação e lembrar que a secadora não pode ser instalada em sua proximidade.



    É bom prever espaço para cesta de roupa suja, bancada de apoio, cabideiro, armário para guardar balde, vassoura, aspirador, tábua de passar roupa, etc. Em alguns projetos é utilizada a tábua dobrável embutida no móvel, mas esta com o tempo enverga a ponta, sendo assim o ideal a tabua convencional.
   A seguir algumas ideias:








"Limpeza não pressagia civilização. Decorre dela."
 Alexandre Dumas

5.4.13

Escadas

....as vezes na correria da construção não damos atenção devida na escolha da escada. É muito mais rápido fazer uma escada comum de concreto ou fazer uma estrutura metálica simples. Mas a escolha do material, design, forma de apoio, cor, guarda-corpo dão identidade à escada que vai ajudar a compor o ambiente. Eis algumas ideias:
 
Escada helicoidal
Com tirantes

Em balanço com iluminação

Jogo de cores

Bordas arredondadas (parece espinha dorsal)
Guarda-corpo com de tela
Piso em "S"
Guarda-corpo trançado

Vidro

Piso com material reciclavel
Efeito com pintura fluorescente

Espelhos estampados

Mensagens

Essa é boa pra criança aprender a contar...rsss...


"Suba o primeiro degrau com fé.
Não é necessário que você veja toda a escada.
Apenas dê o  primeiro passo"

Martin Luther King