Aproveitando a "deixa" de que a Erika Oliveira está fazendo books lindos, vamos ao assunto fotografia na decoração.
O uso de fotografias da família, de amigos, em viagens e momentos especiais transmitem ao ambiente identidade e aconchego, por isso são uma ótima opção para embelezar o lar.
Geralmente se evita fotos pessoais em ambientes social, como a sala de estar. Porém toda regra tem excessão, e em tudo vale o bom senso.
Em salas o mais comum é o uso de composição de paisagens.
|
Composição em sépia na sala de estar, abaixo uso de molduras e tamanhos diferentes. |
Na cozinha motivos relacionados à comida e ainda a produtos e marcas antigas, dando um toque vintage ao ambiente.
O corredor é um dos espaços mais interessantes para dispor um conjunto de fotografias da historia da família, assim como em escritório.
|
Acima associação de espelho criando amplitude no corredor.
Abaixo uso de nicho com fundo colorido e iluminação para evidenciar os retratos. |
No escritório e quartos masculino usa-se fotos que representam os gostos do usuário, como hobbies, viagens e interesses.
|
Acima: Fotos em preto e branco penduradas deixam o ambiente com "ar" despojado e dinâmico.
Abaixo: quartos masculino, com composição monocromática de quadros. |
E nos quartos de casal e feminino retratos pessoais, em geral dispostos em grandes painéis ou adesivados.
|
Acima: composição de quadros disposto de forma assimétrica da cabeceira.
Abaixo: Fotos coloridas compõe com os objetos do quarto de adolescente. |
Os painéis e grandes quadros podem ser feitos em lojas de reprodução de fotos, os adesivos que são aplicados em paredes, objetos de decoração e portas de guarda-roupas são encomendados em empresas de mídia gráfica.
O uso de molduras em fotos ajuda na valorização e preservação destas. O vidro e o fundo ajudam no isolamento de umidade e contato manual. O vidro pode ser anti-reflexo ou normal. O Passe-Partout (paspatur) valoriza a obra, sendo atualmente usado com largura média de 12cm. A escolha da moldura deve levar em conta o estilo do ambiente (clássico, moderno, despojado, formal..).
Porta-retrato é a opção mais comum de exposição de retratos, o interessante é deixa-los em apenas um espaço e não espalhados pelo ambiente, pois assim formam um ponto-focal, evitando excesso de informação visual.
Há outras maneiras criativas para expor fotografias, como em varais e em objetos.
Ainda lembramos que a foto colorida é mais despojada e alegre, e a fotografia em preto e branco ou sépia mais sóbria e impessoal.
Como qualquer obra de arte uma iluminação amarela e pontual valoriza o objeto.
Dicas: Em Apucarana atualmente não estamos com uma empresa que tenha uma grande variedade de molduras, nas proximidades temos em Arapongas a Art Quadros. Particularmente gosto muito da Moltam de Tamarana, que já fornece quadros para a região e agora está lançando um site para atendimento com previsão de fim de fevereiro, onde se poderá escolher molduras e também gravuras. Eles também contam com representante na região, sendo que dá para agendar a visita. A vantagem é a entrega, o preço e a qualidade.
Também gosto de encomendar gravuras pelo site da All Posters, que tem muita opção. Único detalhe é que além do valor a ser depositado, existe a taxa de entrega e imposto, pois as gravuras são importadas, mas ainda assim compensa.
www.allposters.com.br
www.koisasdakita.blogspot.com
"Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias."
(Ansel Adams)