8.2.12

Fotografia na decoração

Aproveitando a "deixa" de que a Erika Oliveira está fazendo books lindos, vamos ao assunto fotografia na decoração.
O uso de fotografias da família, de amigos, em viagens e momentos especiais transmitem ao ambiente identidade e aconchego, por isso são uma ótima opção para embelezar o lar.
Geralmente se evita fotos pessoais em ambientes social, como a sala de estar. Porém toda regra tem excessão, e em tudo vale o bom senso.
Em salas o mais comum é o uso de composição de paisagens.


Composição em sépia na sala de estar, abaixo uso de molduras e tamanhos diferentes.
    

Na cozinha motivos relacionados à comida e ainda a produtos e marcas antigas, dando um toque vintage ao ambiente.

O corredor é um dos espaços mais interessantes para dispor um conjunto de fotografias da historia da família, assim como em escritório.
Acima associação de espelho criando amplitude no corredor.
Abaixo uso de nicho com fundo colorido e iluminação para evidenciar os retratos.

No escritório e quartos masculino usa-se fotos que representam os gostos do usuário, como hobbies, viagens e interesses.
Acima: Fotos em preto e branco penduradas deixam o ambiente com "ar" despojado e dinâmico.
Abaixo: quartos masculino, com composição monocromática de quadros.

E nos quartos de casal e feminino retratos pessoais, em geral dispostos em grandes painéis ou adesivados.
Acima: composição de quadros disposto de forma assimétrica da cabeceira.
Abaixo: Fotos coloridas compõe com os objetos do quarto de adolescente. 

Os painéis e grandes quadros podem ser feitos em lojas de reprodução de fotos, os adesivos que são aplicados em paredes, objetos de decoração e portas de guarda-roupas são encomendados em empresas de mídia gráfica.

O uso de molduras em fotos ajuda na valorização e preservação destas. O vidro e o fundo ajudam no isolamento de umidade e contato manual. O vidro pode ser anti-reflexo ou normal. O Passe-Partout (paspatur) valoriza a obra, sendo atualmente usado  com largura média de 12cm. A escolha da moldura deve levar em conta o estilo do ambiente (clássico, moderno, despojado, formal..).
Porta-retrato é a opção mais comum de exposição de retratos, o interessante é deixa-los em apenas um espaço e não espalhados pelo ambiente, pois assim formam um ponto-focal, evitando excesso de informação visual.
Há outras maneiras criativas para expor fotografias, como em varais e em objetos.

Ainda lembramos que a foto colorida é mais despojada e alegre, e a fotografia em preto e branco ou sépia mais sóbria e impessoal.
Como qualquer obra de arte uma iluminação amarela e pontual valoriza o objeto. 


Dicas: Em Apucarana atualmente não estamos com uma empresa que tenha uma grande variedade de molduras, nas proximidades temos em Arapongas a Art Quadros. Particularmente gosto muito da Moltam de Tamarana, que já fornece quadros para a região e agora está lançando um site para atendimento com previsão de fim de fevereiro, onde se poderá escolher molduras e também gravuras. Eles também contam com representante na região, sendo que dá para agendar a visita. A vantagem é a entrega, o preço e a qualidade.

Também gosto de encomendar gravuras pelo site da All Posters, que tem muita opção. Único detalhe é que além do valor a ser depositado, existe a taxa de entrega e imposto, pois as gravuras são importadas, mas ainda assim compensa.


www.allposters.com.br
www.koisasdakita.blogspot.com


"Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias."
(Ansel Adams)






3 comentários:

Erika de Oliveira Marcondes disse...

.. amei amei amei!!!!
.... super legal as dicas.. adorei principalmente o varal e as fotos dentro da garrafa.. super diferente.. vou fazer aqui em casa de decoração...!!! sucesso Li... vc merece!!

Diaine Marcondes Lisboa disse...

Puxa Liiiiii, que lindo, que sofisticado, o blog, o site, tudo maravilhoso, adoreiiiiii...sucesso prima!!!!!!! E vou visitar sempre viu?!?! Beijos e Deus te abençoe sempre!

Likéria Kislak disse...

Oi meninas... que bom que gostaram... fiquei muito feliz.... vou adorar as visitas tb...
Erika se fizer as garrafinhas vou querer foto pra postar...
Diaine..vc viu que legal? A Moltam logo logo atendendo por site tb?
Gde Bjo a vcs